Guia de Exames

Preocupada em oferecer o melhor em Medicina Diagnóstica, a Unimagem investe constantemente em tecnologia, disponibilizado um amplo menu de exames por imagem para auxiliar o diagnóstico médico.

Aqui você encontra informações sobre os exames mais solicitados na Unimagem:

Densitometria Óssea

O exame é realizado em equipamento específico que usa os raios x para determinar a massa óssea de alguns elementos do corpo humano, verificando assim a quantidade de perda desse tecido e o risco de fratura. O procedimento é rápido, de fácil execução e indolor, não requerendo nenhuma preparação especial.

Recomenda-se apenas que os pacientes evitem o uso de roupas com elementos metálicos.

Mamografia

Mamografia Digital: mais agilidade e precisão nos resultados.

A mamografia é o recurso tecnológico mais utilizado para detecção das diversas lesões das glândulas mamárias, tendo comprovada eficiência no reconhecimento precoce do câncer.

A técnica utiliza os raios x para obtenção das imagens e é realizada em equipamento de uso específico chamado mamógrafo. As radiografias são rotineiramente obtidas em duas projeções e a compressão das mamas por meio de um sistema especial é necessária para melhor caracterização do tecido mamário e para identificação de lesões sutis.

Radiografia

Radiologia Digital: mais agilidade e precisão nos resultados.

O método radiológico convencional é o mais utilizado em razão da disponibilidade, baixo custo e boa capacidade diagnóstica, sobretudo nos segmentos torácico e osteoarticular.

As radiografias são realizadas em várias incidências para uma análise tridimensional do corpo e para evitar que as superposições dos elementos anatômicos comprometam o reconhecimento de enfermidades. Atualmente a aplicação do recurso digital permite a obtenção de imagens com melhor qualidade e o uso de menor dose de radiação.

Ressonância Magnética

Ressonância Magnética 1.5 Tesla: o mais avançado do Brasil.

Ressonância Magnética Aberta 0,35 Tesla: equipamento pioneiro no país.

O exame de ressonância magnética é um método de diagnóstico por imagem que utiliza ondas de radiofrequência e permite aquisição de imagens com alta definição dos órgãos e sistemas do corpo humano.

Durante a realização do procedimento, o indivíduo é submetido à ação de campo magnético de forte intensidade. Por essa razão, algumas precauções devem ser tomadas. Por exemplo, solicita-se que o paciente não use joias e roupas com botões metálicos ou zíper, porque esses objetos comprometem a qualidade de imagem.

Tomografia Computadorizada

Tomografia Computadorizada Multislice.

A tomografia computadorizada é um dos métodos de diagnóstico por imagem mais confiáveis e seguros disponíveis atualmente, de rápida execução e indolor.

O método utiliza os raios x como fonte de obtenção de imagens. Um sistema executa movimento espiral contínuo em torno do segmento do corpo examinado e as informações obtidas são processadas num sofisticado computador que constrói imagens seccionais em múltiplos planos anatômicos, com espessura muito delgada. Dessa forma, o reconhecimento das lesões é eficiente e muito preciso.

Ultrassonografia

Essa técnica de apoio diagnóstico usa ondas sonoras para produzir imagens do corpo humano com excelente resolução de contraste, possibilitando análise de vísceras sólidas, órgãos e tecidos superficiais, bem como estudo de vasos sanguíneos.

Pelo fato de não haver restrição ao uso desse método, sua aplicação é habitual como recurso tecnológico para rastreamento das afecções do segmento abdominal, do trato urogenital, do sistema musculoesquelético, das mamas, da tireoide e do aparelho cardiovascular, além de ser amplamente utilizada em acompanhamento obstétrico.