A vacina da gripe foi desenvolvida em 1930 com o objetivo de diminuir o tempo de doença e o número de consultas médicas, hospitalizações e mortes de pessoas infectadas.
No Brasil, há dois tipos de vacinas disponíveis, a vacina trivalente, que confere proteção contra 3 tipos de vírus e a tetravalente, que protege contra 4 tipos de vírus.
A vacina trivalente está disponível nas Unidades Básicas de Saúde para os grupos considerados prioritários. A vacina tetravalente pode ser encontrada no sistema privado de vacinação e está disponível para todas as pessoas desde os 6 meses de idade.
Entenda tudo sobre a vacina e a importância de se imunizar.
Sobre a Vacina da gripe
A vacina da gripe é a melhor forma de prevenir a doença. Ela é composta por diferentes cepas do vírus e é indicada para todas as pessoas com mais de seis meses de vida, sendo muito segura e eficaz. Entenda mais sobre o imunizante:
Vírus da gripe
A gripe é causada pelo vírus Influenza.
Composição da vacina
É uma vacina inativada, ou seja, não é capaz de causar a doença. Sua formulação muda anualmente de acordo com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e contém proteínas de diferentes cepas do vírus Influenza.
A vacina trivalente é composta por duas cepas de vírus A e uma cepa de vírus B, e vacina quadrivalente, com duas cepas de vírus A e duas cepas de vírus B.
Doses
Recomenda-se uma dose anual.
Público indicado
A vacina é indicada para todas as pessoas com mais de 6 meses de vida.
Contraindicações
O imunizante é apenas contraindicado para pessoas com alergia grave (anafilaxia), a algum componente da vacina ou a dose anterior.
Tipos de vacinas da gripe
Há dois tipos de vacinas da gripe disponíveis:
-
Vacina trivalente: possui duas cepas de vírus A e uma cepa de vírus B.
-
Vacina quadrivalente: contém duas cepas de vírus A e duas cepas de vírus B.
Reações
As reações mais comuns são dor, vermelhidão e endurecimento no local da injeção.
Poucos pacientes relatam também febre, mal-estar e dor muscular.
Quem deve tomar a vacina da gripe em 2021?
A vacina é indicada para todas as pessoas com mais de seis meses de idade, principalmente para aquelas consideradas do grupo prioritário que tenham tendência a contrair a forma grave da doença, caso sejam infectados.
Campanha da gripe em 2021
Ainda não temos o calendário da campanha de vacinação da gripe em 2021. Em 2020, o Ministério da Saúde dividiu a campanha da seguinte maneira:
-
Primeira fase: idosos (a partir de 60 anos) e profissionais da saúde
-
Segunda fase: portadores de doenças crônicas não transmissíveis, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e povos indígenas.
-
Terceira fase: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães no pós-parto, pessoas com deficiência, professores de escolas públicas e privadas e pessoas de 55 a 59 anos de idade.
É possível que este ano as fases sejam parecidas, a fim de priorizar os grupos considerados de risco.
Qual a relação da vacina da gripe com a COVID-19?
Nenhuma. Ambas as vacinas são de extrema importância para a sua saúde e para a saúde pública e conferem proteção contra doenças diferentes. Ao se imunizar contra a gripe, você estará evitando de contrair infecções respiratórias causadas pelo vírus Influenza.
Em caso de suspeita de Coronavírus, faça seu teste de COVID-19 no Delboni Auriemo.
Quais são as diferenças entre as vacinas da gripe e as vacinas contra o coronavírus?
A vacina da gripe e do Coronavírus possuem diferenças em vários aspectos, como a sua eficácia, uma contra o vírus da Influenza e outra da COVID-19, respectivamente. A vacina da gripe pode ser aplicada a partir dos 6 meses de vida, enquanto a vacina contra o Coronavírus pode ser aplicada atualmente apenas na população acima de 18 anos.
Outra diferença é que o número de doses também varia. A vacina da gripe deve ser aplicada uma vez ao ano e apenas em uma dose, enquanto a vacina da COVID-19 possui variações no número de doses dependendo do seu fabricante e ainda não se sabe o tempo de duração da proteção que ela fornece.
Por que é importante tomar a vacina da gripe na pandemia?
A vacinação da gripe durante a pandemia é importante para prevenir doenças que podem ser evitadas pela vacinação e reduzem a necessidade de ida aos hospitais já superlotados com os casos de Coronavírus.
É necessário tomar a vacina da gripe em 2021 mesmo se já tomei em outros anos?
Sim. O vírus da Influenza causa um grande número de óbitos por ano, principalmente em crianças, idosos e pessoas com doenças cardiovasculares e diabetes. Por ser um vírus que sofre mutações frequentes, a vacina da gripe deve ser tomada anualmente.
Além disso, o tempo de duração da proteção contra a influenza é de 6 meses.
Onde tomar a vacina da gripe?
A vacina da gripe está disponível nas Unidades Básicas de Saúde para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, são eles:
-
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
-
Gestantes e puérperas;
-
Profissionais da saúde;
-
Povos indígenas;
-
Indivíduos com 55 anos ou mais;
-
Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou pessoas portadoras de outras condições clínicas especiais;
-
População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Também é possível encontrar a vacina nos serviços de sistema privado. As vantagens da vacinação privada é que não é limitada a uma idade específica, podendo ser aplicada em todas as pessoas com mais de 6 meses de idade e o paciente também pode optar por vacinação domiciliar, sem ser necessário sair de casa para se proteger.
Você sabia que no Delboni não é necessário agendar a vacina? Confira onde comprar e se imunizar com rapidez e eficiência.